segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Segunda-Feira e O Trabalho



Entendo os problemas que as pessoas tem com as segundas-feiras. Este pânico e incomodo que vem com o primeiro dia de trabalho na semana. Esta data maldita que se repete constantemente fazendo com que seja um dia perdido. O Abominável dia das Neves!
A crise já começa no domingo. Logo após o almoço, se não temos alguma coisa agendada, já começamos a sofrer. A televisão não tem nada de bom, internet já começa a reclamar do domingo e a depressão é instalada. E isso já virou de alguma forma um senso comum, um conhecimento compartilhado com todos, um vírus instalado no nosso inconsciente coletivo dizendo que domingo é triste e a segunda é péssima.

Muitas são as explicações. Pode ser por conta de trabalhos ruins ou finais de semana fantásticos. Pode ser por conta do trânsito ou a falta de grana. EU tento não cair nesta armadilha. Fiz a escolha por um trabalho que tivesse um significado para mim e sou daquele tipo de pessoas que gosta de desafios. Moro perto do meu trabalho e não tenho veículo próprio. Isso evita muitos problemas e posso focar em coisas mais interessantes. Fico focado em bons papos com o pessoal com quem pego carona, no café da manhã na cantina, em programar minha semana e cooptar parcerias para a execução dessas tarefas.



Creio que o trabalho é uma das coisas que fazem parte da construção de quem somos. ele é um dos elementos de nossa identidade e cada trabalho diz bastante da pessoa que o executa. Obviamente existem trabalhos insalubres e temos que lutar para não aceitá-los, mas cada um deve buscar e tentar fazer do seu trabalho um lugar melhor para si e para os outros.  Isso fica muito difícil quando trabalhamos pelo dinheiro e somente por ele. Digo com toda propriedade que nem sempre um trabalho com bons ganhos e benefícios compensa as dores de cabeça, as úlceras estomacais e as quedas de cabelo. Encontrar um ponto em que a nossa felicidade e um trabalho bem executado convergem deve ser o sentido dessa busca. Um não pode prejudicar o outro e esta é uma batalha bem dificil nesse mundo baseado em lucros e exploração do trabalho. Posso parecer utópico, mas é nisso que acredito e pelo que trabalho. Acho que você deveria começar também a pensar nisso. Principalmente aos domingos e segundas.

Nenhum comentário: